Instalação completa de baixa tensão para uma das principais concessionárias da região, envolvendo áreas de showroom, escritórios administrativo, oficina mecânica, pintura e lavagem, em uma área de 10000m², divididos em 4 pisos, sendo dois pavimentos de estacionamento e dois pavimentos de instalações.
Apesar dos mais de 15 anos no mercado e com um histórico de mais de 20 concessionárias na carteira, ainda assim, o desafio não seria dos mais fáceis. A começar pelo caderno técnico, definido pela engenharia, com todos os detalhes e pormenores.
Para tal desafio, dividiu-se o trabalho em quatro partes principais: coleta de informações, execução orcamentária e projeto elétrico, execução de infraestrutura e enfiação e por fim, a entrega da obra elétrica.
A coleta de informações, não obstante, considero uma das etapas mais importantes e das que mais dá trabalho. São muitas horas de cálculos e coleta de informações in loco, com várias visitas, para que se possa discriminar todos as máquinas, equipamentos e pontos de energia, e assim fazer os cálculos e detrminar instalações adequados ao uso do cliente.
Com este material e as informações do caderno técnico, principalmente relacionadas à iluminação dos ambientes, quantidade de pontos de iluminação e potência das luminárias, passamos aos cálculos de carga e diagramação de circuitos e quadros de disjuntores, e assim termos material suficiente para determinarmos o escopo do nosso trabalho e o orçamento propriamente dito.
Aprovados os projetos, orçamentos e com a burocracia definida, passamos à fase seguinte, da separação das equipes de trabalho nas várias frentes (de elétrica) para limpeza total do ambiente, separação de material servível, e execução da infraestrutura nova, para posterior enfiação. Neste momento também são executadas as infras dos outros sistemas, quer sejam: sistema de som, cabeamento estruturado(infra e cabeamento), cftv(infra e cabeamento) e automação. São poucas linhas, mas que descrevem um trabalho de grande complexidade.
Neste ponto cabe uma ressalva: sempre que se fala em infraestrutura, quer seja elétrica ou de qualquer outro sistema, sempre vem a mente o alinhamento das estruturas e sua geometria - paralelismos e perpendicularidades - que é o que se espera de qualquer infraestrutura. Neste projeto, porém, o desafio acaba sendo maior e uma preocupação constante, já que, excetuando-se áreas administrativas, todo o restante da obra é de instalação aparente. Afinal, ninguém repara uma instalação aparente, à menos que esteja desalinhada!
Num sistema de infraestrura aparente, esta ainda será responsável pela concretização dos resultados determinados no projeto de iluminação, como os efeitos de luz, a luminância e os efeitos visuais, já que todo o sistema de iluminação será fixado na infraestrutura.
Concretizada a infraestrutura, passamos a enfiação dos cabos, de todos os sistemas, de seus pontos de uso até os quadros de distribuição ou de disjuntores. Todos eles identificados e de acordo com o determinado nos cálculos iniciais.
Cabos passados, é hora de instalar luminárias, acessórios, acabamentos, ajuste finais e acompanhar a instalação de todas as outras máquinas e equipamentos. Depois de tudo pronto, ainda há de se acompanhar a instalação do mobiliário com todas as estações de trabalho (pc, note, telefone, monitor, etc).
Não à toa, há uma máxima entre os eletricistas que se diz que, neste tipo de obra, são os primeiros a entrar - para a desmontagem segura dos sistemas existentes - e os últimos a sair da obra - "apague a luz e feche a porta ao sair, por favor".
Da primeira luminária desmontada até o dia da mudança foram 6 meses, de um grande trabalho e onde a Plug Eletrotécnica mostra sua competência e valor agregado ao cliente - onde se alia a agilidade operacional com a especialização e estrutura técnica.
Na Plug Eletrotécnica nós temos atuação integrada: projeto, supervisão técnica e execução direta. Ao participar tanto do projeto quanto da execução garantimos ao cliente:
Qualidade Assegurada: Quem calculou e desenhou o projeto sabe exatamente como ele deve ser executado, evitando erros de interpretação
Soluções Rápidas: Imprevistos na obra são resolvidos na hora, pois a tomada de decisão é imediata
Fidelidade ao Projeto: O resultado final é muito mais próximo do planejado, evitando desperdício de materiais e retrabalho.
Confiança: A segurança transmitida ao ver que a equipe técnica entende da teoria e da prática.
Essa postura demonstra compromisso com o resultado final e alta capacidade técnica.